quinta-feira, 31 de maio de 2012

Gordura leva 3h para se depositar no corpo, diz estudo


Se os alimentos forem ingeridos no café da manhã, o acúmulo tende a ser mais rápido.
Três horas após as refeições é tempo o bastante para que as gorduras ingeridas se transformem em tecido adiposo. Isso é o que defende uma nova pesquisa realizada na Universidade de Oxford, publicada no jornal Physiological Reviews .
Durante o estudo, voluntários se alimentavam e, a partir daí, era feito um rastreamento, em que os pesquisadores investigavam o caminho exato que as gorduras fazem pelo corpo. Segundo os estudiosos americanos, a gordura demora cerca de uma hora para ser quebrada no intestino. Em seguida, entra na corrente sanguínea e, após isso, é depositada como tecido adiposo nas coxas, nacintura e nos quadris. Antes desse estudo, suspeitava-se que o processo de depósito de gordura demoraria mais tempo para acontecer.
A boa notícia é este armazenamento é temporário. A gordura acumulada neste período é rapidamente extraída da região para alimentar os músculos do corpo. “Mas, quando comemos demais, a história é diferente”, adverte Fredrik Karpe, um dos líderes do estudo. Se você ingerir mais gordura que o necessário, seu corpo não conseguirá utilizar o excesso e você acabará engordando.
Fonte: Terra

quarta-feira, 30 de maio de 2012

Intolerância ao glúten: mito ou verdade?


O universo da nutrição tende ao maniqueísmo. Enquanto alguns alimentos são alçados à fama em um piscar de olhos – como é o caso do óleo de coco -, outros são mandados ao limbo em um zás-trás. Às vezes, vale registrar, sem motivo cientificamente correto. É o caso do glúten, uma proteína presente em todos os itens que levamtrigo, centeio, aveia, malte e cevada.
A substância só não é tolerada por uma parcela da população que tem a doença celíaca. Estamos falando de quase 1 milhão de brasileiros. E, para atendê-los – que bom -, a indústria aumentou a oferta de produtos isentos dessa proteína. Ocorre que boa parte dos outros 194 milhões de consumidores do país passaram a imaginar que, se havia comida destacando o “sem glúten” no rótulo, isso seria indicador de que o tal glúten faria mal. Interpretação errônea no caso. E há sempre quem se aproveite da situação. Exemplo: prometendo que a barriga irá secar se você tirar o bendito ingrediente da mesa. “É um grande mito”, dispara a gastroenterologista Lorete Kotze, professora da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. “É claro que, se uma pessoa abdicar dos carboidratos, sejam eles fontes ou não de glúten, ela irá emagrecer. Agora, se substituir itens com glúten por receitas com farinha de arroz, tal qual um celíaco faria, certamente não notará nenhuma diferença no peso.”
Também há uma parcela cada vez maior de indivíduos que culpam a proteína por vários desconfortos, como diarreia, enxaqueca, abdômen estufado, gases e por aí vai. Assim, julgando-se sensível ao glúten, não pensa duas vezes antes de tirá-la do cardápio. De tão comum, a situação até foi alvo de um estudo realizado na Universidade de Pavia, na Itália, publicado recentemente no periódico científico Annals of Internal Medicine.
Para os pesquisadores, boa parte dessa gente está, digamos assim, chovendo no molhado. Afinal, há outras substâncias presentes em alimentos recheados de glúten que podem ser as verdadeiras responsáveis por reações adversas. Sem falar no efeito nocebo, ou seja, quando já se come uma pratada de macarrão esperando passar mal.
Segundo a gastroenterologista Vera Sdepanian, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e uma das maiores especialistas em doença celíaca no Brasil, a história da sensibilidade ao nutriente é mesmo bem delicada, como apontaram os cientistas europeus. “Ela existe, mas a forma de flagrá-la ainda não está muito definida. Então, é crucial procurar um especialista”, diz a médica. “Até porque, em primeiro lugar, é preciso descartar o diagnóstico de doença celíaca. E cortar o glúten da dieta antes disso chega a atrapalhar essa investigação”, avisa.
Quem define o quadro é o gastroenterologista – no caso das crianças, o gastropediatra -, que usa como referência um exame de sangue e uma biópsia do intestino. Só depois de seu parecer é que as mudanças na alimentação se tornam convenientes. “Se for comprovado que o paciente não é portador de doença celíaca, mas apresenta características de sensibilidade ao glúten, aí sim é recomendado excluí-lo da dieta na tentativa de checar se os sintomas desconfortáveis são amenizados”, conta a nutricionista Renata Zandonadi, da Universidade de Brasília.
Leia o restante da reportagem na Revista Saúde.

terça-feira, 29 de maio de 2012

Blog de menina com críticas à merenda faz escola mudar cardápio


Uma menina escocesa de 9 anos provocou mudanças na alimentação de sua escola depois de fazer um blog que teve mais de 1 milhão de visitações e acabou rendendo um tuíte de apoio do conhecido chef Jamie Oliver.
Martha Payne fotografava seus lanches com a permissão da escola e postava as fotos diariamente em seu blog ‘Never seconds‘ (‘Nunca repetir o prato’, em tradução adaptada), com comentários e notas sobre a comida.
Entre os aspectos avaliados pela menina, estão a qualidade da comida, a quantidade de ‘garfadas’ em uma porção e o número de fios de cabelo encontrados.
A repercussão do blog fez com que o conselho municipal de Argyll, na Escócia, se pronunciasse sobre o assunto e fizesse uma visita à escola da menina. O cardápio da merenda, segundo ela e seu pai, Dave, também melhorou, ainda que temporariamente.
‘Dá para ver no blog que a comida voltou a piorar’, disse ele à BBC Brasil.
Pai e filha foram convidados para um encontro realizado pelo chef escocês Nick Nairn, autor de diversos livros e apresentador de programas de TV, que também terá políticos e ativistas da alimentação saudável em escolas.
Fotos ‘chocantes’
A ideia de criar o blog, segundo Dave Payne, surgiu quando Martha chegou em casa comentando sobre um texto ‘jornalístico’ que teve que fazer para um trabalho escolar.
‘Ela chegou dizendo que queria escrever como uma jornalista todos os dias e achamos que um blog seria a melhor ideia’, conta o pai.
Desde então, a menina, que vive com a família em uma fazenda, passou a postar fotos do que comia diariamente, com comentários sobre o cardápio.
‘A coisa boa deste blog é que meu pai entende por que eu estou com fome quando chego em casa’, disse ela em um dos posts.
As primeiras fotos de Martha, de acordo com seu pai, foram reveladoras. As refeições, sempre em porções pequenas, incluíam pizza, hambúrgueres, frituras, poucas verduras e nenhuma fruta.
‘Para ela, as fotos eram completamente normais. Para mim, foram chocantes, terríveis. Quase tão chocante quanto isso era o fato de que as crianças achavam aquela comida normal. Ela reclamava um pouco em casa, mas eu não dei muita atenção’, disse Dave.
Pouco depois do primeiro post de Martha, ele escreveu em seu perfil de Twitter sobre o blog da filha. ‘Na primeira meia hora, três pessoas tinham visto o blog. No dia seguinte, eram mais de 20 mil’, conta. Agora, um mês depois, o ‘Never seconds’ já contabiliza cerca de 1,2 milhão de visitantes.
Alertado por internautas sobre o projeto, o chef Jamie Oliver chegou a mandar uma mensagem para a menina através do Twitter: ‘Blog chocante, mas inspirador. Continue! Com amor, Jamie’.
Leia o restante da reportagem no G1.

segunda-feira, 28 de maio de 2012

Substitua o açúcar por MEL: ele traz muitos benefícios para a Saúde !


O mel traz muitos benefícios para a saúde. Estudos comprovam que o ideal é substituir o açúcar branco pelo mel. Seu consumo ajuda a estabilizar os níveis de açúcar no sangue.
Além desse benefício, consumido duas vezes por semana, o mel ajuda a diminuir os níveis de LDL, o colesterol ruim. O alimento também ajuda a reduzir os níveis de proteína C-reativa, que mede a inflamação dos vasos sanguíneos.
Se não bastassem todas essas vantagens, ele também contém oligossacarídeos, que é um tipo de açúcar que favorece o crescimento de bactérias que aumentam a imunidade do intestino, beneficiando a flora intestinal.

Fonte: R7.com

domingo, 27 de maio de 2012

Ômega 3 ajuda a melhorar o desempenho do cérebro, segundo estudo



Baixos níveis de ômega 3 no sangue foram associados a um menor volume cerebral e a pior performance em testes de acuidade mental, inclusive em pessoas com demência. A conclusão é de um estudo publicado na revista “Neurology”.
Pesquisadores analisaram a presença de ácidos graxos nos glóbulos vermelhos e analisaram o cérebro de voluntários com exames de ressonância magnética.
“Suspeitamos que o ômega 3 reduz as doenças vasculares e também desacelera o envelhecimento do cérebro”, afirma Zaldy Tan, principal autor do estudo, que é professor de medicina da Universidade da Califórnia, em Los Angeles.
Nenhum dos participantes da pesquisa consumia suplementos de ômega 3. Aqueles com maiores níveis eram os que mais consumiam peixes ricos nesse tipo de gordura.
Veja o resto da notícia no UOL.

sábado, 26 de maio de 2012

Aprenda 10 dicas para manter o peso ao comer fora


 Ao trabalhar fora de casa, a hora do almoçopode atrapalhar a vida de quem está disposto a fazer dieta. São tantos restaurantes com infinitas opções que parecem deliciosas no momento da fome. Outro problema é exatamente este, quando o estômago está roncando, a expressão “olho maior que a boca” se encaixa perfeitamente, e a pessoa é capaz de fazer um prato com comida suficiente para três refeições.
Para facilitar a escolha dos alimentos e quantidades, a nutricionista Lisnia de Paula, especialista em nutrição clínica funcional, separou 10 dicas para manter na cabeça na fila do restaurante e manter o peso na balança.
1- Quanto pegar?
Em uma dieta de 2500 kcal diárias, organize seu prato da seguinte forma:
- 50% do prato com salada de folhas frescas com itens fibrosos que aumentam a saciedade como palmito, cogumelos, aspargo, fundo de alcachofra, pepino, salsão, erva doce.
- 1 filé de aproximadamente 110g – pode medir com a palma da mão aberta
- 2 colheres de sopa de arroz, de preferência integral
- 3 colheres de sopa de feijão ou lentilha ou grão de bico
No total, este prato deve fechar em torno de 350g a 400g
2- Nada de bebidas durante a refeição
Se você é daqueles que adora pedir um suco, refrigerante ou água para ajudar a “descer” a comida, Saiba que o efeito, na verdade, é inverso. Evite ingerir líquidos durante a refeição, pois além de retardar a digestão, potencializa a azia e o refluxo. Uma boa opção é um chá quentinho de hortelã ou erva doce para melhorar a digestão.
3- Pode fritura de vez em quando?
Para os fãs de fritura, tente comer, no máximo, duas vezes por semana para não comprometer o peso na balança.
4- PRE-CI-SO de doce
Dê preferência para gelatina, frutas, picolé de frutas e doces caseiros, como doce de abóbora, Romeu e Julieta ou bananada.
5- Qual é a melhor proteína?
Entre carne, peixe, frango e ovo, priorize o peixe (sem fritura) – de 2 a 3 vezes por semana -, depois a carne vermelha – 2 vezes por semana -, o frango de 1 a 2 vezes por semana – e o ovo – 2 vezes por semana.
6- Amo batata
Caso queira, substitua a batata no lugar no arroz, mas apenas uma vez na semana, já que o índice glicêmico da batata é mais alto, ou seja, engorda mais.
7- Quinta é dia de massa
Normalmente, os restaurantes preparam um Buffet caprichado de massas às quintas-feiras. Se estiver irresistível, dê preferência pelas integrais. Se não houver essa opção, capriche no molho – ao sugo, atum, de vegetais, com manjericão, mussarela de búfala. Fuja das opções com queijo, creme de leite, bacon. Uma dica é regar o prato com um fio de azeite, isto retarda a absorção do carboidrato da massa. Lembre-se de maneirar no queijo ralado.
8- Fique de olho nas gorduras escondidas
Existem alguns alimentos que, por baixo na aparência de saudável, são verdadeiros violões contra a balança. Anote quais são: quiche, empadão, pão de queijo, queijos amarelos, maionese light, margarina, sucos de caixinha, picanha sem capa de gordura, molhos prontos para salada, temperos artificiais (caldos prontos e produtos que realçam o sabor).
9- Cafézinho liberado
A parte boa é que o cafézinho depois do almoço está liberado. Com ponto de atenção apenas para indivíduos anêmicos ou com pré-disposição para anemia, já que o café pode “roubar” o ferro do organismo.
10- Não cometa pecados
Fique atento para não cometer os seguintes pecados na hora de montar o prato:
- Organize quantidade e qualidade dos alimentos
- Não cruze carboidratos – comer arroz e batata juntos, por exemplo – nem proteínas – frango e carne
- Não ingira líquidos durante a refeição
- Fuja da sobremesa
Fonte: Terra.

sexta-feira, 25 de maio de 2012

Conheça os perigos de ficar em jejum e saiba evitá-los


 Depois de um churrasco, uma feijoada ou após consumir alimentos muito calóricos, tem gente que passa muito tempo sem comer, por achar que o organismo irá se recuperar de forma mais rápida ou que, desta forma, evitará engordar, como uma espécie de compensação pelos excessos. Será verdade? Segundo especialistas, isto não passa de um engano.
A grande verdade é que ficar sem comer faz mal à saúde. “O máximo que se pode fazer é reduzir a quantidade e comer alimentos mais leves, masjejum completo é prejudicial”, explica Thabata Martins, nutricionista do Zahra Spa & Estética.
A grande maioria dos casos de transtornos alimentares, como bulimia e anorexia nervosa, aliás, é causada por dietas contra-indicadas pelos médicos, que incluem longos períodos sem comer. Com elas, o indivíduo passa a ter episódios de descontrole alimentar e depois de um tempo em jejum, come compulsivamente, apresentando sintomas depressivos.
Jejum da alma
Devido às crenças religiosas, muitos acreditam que o jejum purifica o organismo, o que não é verdade. Pessoas diabéticas, idosos com debilitação física e que usam medicação em horários fixos não podem deixar de se alimentar. Isso acontece porque, aos poucos, as reservas de glicose vão acabando, e outras fontes de energia, como proteínas e gordura, passam a ser utilizadas para que o organismo se mantenha vivo.
O jejum ainda provoca consequências sérias ao organismo. Quanto mais longo for o jejum, mais gordura e proteínas vão sendo consumidas. Com isso, o humor se altera, o hálito fica ruim, o indivíduo pode ter crises de hipoglicemia, o corpo produz menos calor. No caso das mulheres, a menstruação também atrasa. Fraqueza, sudorese, apatia, queda de cabelo e unhas quebradiças também são consequências comuns. Mesmo em pacientes obesos, jejuns de mais de quatro horas são contra-indicados, a não ser, em situações específicas.

quinta-feira, 24 de maio de 2012

As vantagens e desvantagens no consumo de refrigerantes



PUBLICADO EM OBESIDADE, TABELA DE CALORIAS E DEFINIÇÕES POR JULIANO | SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR
Vantagens no consumo de refrigerantes:
  • Bebidas gaseificadas são refrescantes e podem ser uma rápida fonte de energia
  • Beber ginger ale (bebida feita com gengibre) ou refrigerantes de cola pode aliviar e fornecer energia para pessoas que não conseguem ingerir alimentos sólidos
Desvantagens no consumo de refrigerantes:
  • Contêm grandes quantidades de açúcar e de ácidos que engordam e provocam cáries
  • O alto teor de fósforo pode interferir com a absorvição de cálcio
  • A cafeína pode causar problemas de saúde em adultos ou problemas de comportamento e desenvolvimento em crianças
A água com gás foi inventada no século XVIII, aproveitando a moda de beber água naturalmente gasosa. A predileção por bebidas com gás (que eram originalmente remédios para ressaca) sempre existiu.
De modo geral, os refrigerantes são classificados como bebidas não-alcoólicas, e as bebidas com gás são classificadas como soda, ou em alguns lugares simplesmente como refrescos. Em sua maioria, são água com gás misturada a açúcar ou a adoçante artificial e a corantes. Muitos também contêm cafeína.
Além do impulso energético rápido da cafeína e do açúcar, a maioria dos refrigerantes tem pouco ou nenhum valor nutricional. Uma garrafa pequena de refrigerante de cola contém aproximadamente 100 calorias, já um refrigerante diet, adoçado artificialmente, tem menos de 10 calorias, embora possa conter cafeína.
Implicações para a saúde
Um refrigerante, uma vez ou outra, não faz mal. Mas beber refrigerante regularmente aumenta a ingestão de calorias inúteis que pode causar excesso de peso. Essas bebidas são prejudiciais para os dentes. O açúcar estimula o crescimento das bactérias causadoras das cáries, e pode conter ácidos que danificam o esmalte dos dentes.
Os consumidores devem ler os rótulos cuidadosamente, para conhecer o real conteúdo dos refrigerantes e das águas minerais. Refrigerantes de cola, por exemplo, contêm grandes quantidades de fosfato, que atrapalham a absorção de cálcio. Crianças e adolescentes que tomam refrigerante em vez de leite estão deixando de ingerir cálcio, que é essencial para o desenvolvimento dos ossos. Alguns refrigerantes e águas minerais também podem conter alto níveis de sódio. Quando uma criança toma uma lata de refrigerante contendo 50 mg de cafeína, ela está ingerindo o equivalente ao que um homem adulto consome em duas xícaras de café. Nos adultos, o excesso de cafeína pode elevar a pressão arterial e provocar arritmia.
Quando os pacientes não podem ingerir outros alimentos ou bebidas, pode-se recorrer aos refrigerantes para obter energia durante o período em que estão doentes. Algumas pessoas acreditam que beber ginger ale ou refrigerante de cola alivia a náusea associada à enxaqueca e ao enjôo das mulheres grávidas.
Não se deixe enganar por bebidas com sabor de fruta. Ao ler os rótulos, descobre-se que bebidas com sabor de fruta sem gás contém menos de 10% do suco de fruta e altas quantidades de adoçantes e de corantes.
Consumidos com moderação, os refrigerantes podem não ser prejudiciais. O perigo está em tomar em grandes quantidades com frequência, pois os refrigerantes matam a fome e substituem os nutrientes essenciais da alimentação. Crianças que abusam de bebidas açucaradas um pouco antes ou durante as refeições podem perder o apetite e deixar de comer alimentos saudáveis e nutritivos.
Bebidas saudáveis
Pode-se preparar bebidas saudáveis e econômicas em casa, misturando água gasosa com frutas frescas picadas, ou com polpas e xaropes de frutas vendidos em lojas naturais ou supermercados.
Evidências médicas da relação entre refrigerantes e obesidade
Um estudo norte-americano publicado no periódico médico The Lancet sugere que beber um refrigerante por dia aumenta em 60% as chances de uma criança se tornar obesa. O estudo, do Children’s Hospital em Boston, Massachussets, acompanhou 548 crianças de 11 e 12 anos durante dois anos. Os pesquisadores descobriram que para cada lata ou copo de refrigerante que as crianças beberam neste período, seu índice de massa corporal aumentou e houve um aumento de 60% em suas chances de se tornarem obesas. Isso foi comprovado, independentemente da massa corporal inicial, da alimentação, dos hábitos de assistir tv e das atividades físicas. Uma possível explicação para essa relação pode ser o fato de que embora as pessoas tendam a comer menos durante uma refeição se tiverem consumido calorias em excesso na refeição anterior, isso não acontece se o excesso for proveniente de refrigerantes. É improvável que uma criança coma menos para compensar calorias extras do refrigerante. O resultado geral seria que a ingestão de calorias consumidas é maior que as calorias queimadas.
A relação entre refrigerantes e alimentos
Uma das razões para a relação entre refrigerantes e obesidade pode ser o fato de que muitas vezes são consumidos em fast-food gordurosos. O açúcar presente nos refrigerantes ativa o pâncreas a produzir insulina, mas a insulina também manda o organismo armazenar gordura. Portanto, quando o pâncreas recebe os efeitos do refrigerante, chegam o hambúrguer e a batata frita, e como o corpo tem mais insulina do que precisa para a refeição, armazena gordura em vez de queimá-la.
Fonte: Livro Alimentos Saudáveis Alimentos Perigosos



quarta-feira, 23 de maio de 2012

Vendas da Herbalife no Brasil aumentam 25,2% no primeiro trimestre



A Herbalife, empresa de nutrição e venda direta, registrou aumento de 25,2% nas vendas líquidas em Reais no Brasil no primeiro trimestre deste ano, em comparação ao mesmo período de 2011. A companhia manteve a tendência de crescimento de dois dígitos, acima da média do setor de venda direta. Já em dólares, as vendas líquidas no Brasil aumentaram 18,3% no primeiro trimestre, em relação aos três primeiros meses do ano anterior.
 Globalmente, a empresa registrou 21% de aumento nas vendas líquidas do primeiro trimestre em comparação com o mesmo período de 2011. “Nosso ótimo momento nos negócios continua em 2012, com um forte desempenho de vendas em cada uma das seis regiões em que atuamos. Mais uma vez, a força financeira do nosso modelo de negócios refletiu em geração de fluxo de caixa neste primeiro trimestre de 2012”, afirmou Michael O. Johnson, Presidente Mundial do Conselho e CEO da Herbalife.
 A Herbalife conta com uma rede mundial de mais de 2 milhões de Distribuidores Independentes, que revendem os produtos da marca por meio do sistema de vendas diretas multinível. “O Brasil é um dos principais mercados mundiais para a Herbalife, além de um dos mais promissores. O forte crescimento da empresa, além de estar diretamente ligado ao alto engajamento dos Distribuidores Independentes, é resultado da adoção bem sucedida de métodos de operação que incentivam o consumo diário de produtos da empresa, estimulando uma nutrição saudável e um estilo de vida ativo”, afirmou Gioji Okuhara, Diretor Geral da Herbalife no Brasil.
 Em 2011, a empresa registrou aumento de 42,5% no faturamento em dólares no Brasil, em comparação a 2010. Em Reais, o faturamento no Brasil aumentou 35,9% em 2011, em relação a 2010. Globalmente, a empresa registrou 26% de aumento nas vendas líquidas durante o ano, atingindo US$ 3,5 bilhões.

Investimentos
Em 2012, a Herbalife está investindo fortemente no Brasil. Desde janeiro, a empresa inaugurou quatro novas filiais – em Salvador, Belém, Brasília e Belo Horizonte – além de ampliar em 40% a área útil e capacidade logística da loja situada na sede da empresa no Brasil, em São Paulo.

Estas inaugurações fazem parte da estratégia de regionalizar a distribuição dos produtos e fortalecer os serviços ao Distribuidor em todo o Brasil. Nos próximos meses serão abertas filiais em Manaus e Curitiba, triplicando a capacidade de retirada de pedidos diretamente nos locais.
 Patrocínio esportivo – No Brasil, a Herbalife renovou e ampliou o contrato de patrocínio com o Botafogo Futebol e Regatas para o ano de 2012, com sua logomarca aplicada nos uniformes dos jogadores e camisetas da comissão técnica profissional de futebol. A empresa também é patrocinadora de times como o Barcelona e LA Galaxy, do jogador Messi e do piloto de fórmula Indy EJ Viso e mais de 100 atletas em todo o mundo.

Sobre a Herbalife
 Herbalife Ltd. (NYSE:HLF) é uma empresa global de nutrição que comercializa produtos de controle de peso, nutrição e cuidados pessoais para um estilo de vida saudável. Os produtos Herbalife são vendidos em 81 países por meio de uma rede de distribuidores independentes. A companhia mantem a Herbalife Family Foundation e o programa Casa Herbalife que oferece cuidados nutricionais para crianças em situação de risco social. No site Herbalife.com.br são disponibilizadas informações complementares sobre a companhia e produtos e no site http://ir.Herbalife.com, pode-se ter acesso a indicadores financeiros. A Herbalife incentiva que os investidores acessem periodicamente os sites.